MARLEY MENDONÇA ALVES

quinta-feira, 29 de julho de 2010

HISTORIA DO SHOTOKAY \SHOTOKAN\ SHOTORYU




1.)A ARTE MARCIAL



A Arte Marcial hoje é voltada para pacificação humana atuando como um redutor das diferenças sociais e união dos diferentes povos . Essa etapa teve uma grande influência do Zen – budismo, onde a luta tem como objetivo a busca de seu conhecimento e domínio de seu “eu” em uma evolução espiritual.

Na época do período feudal japonês surgiu o chamado “ Bushido” que literalmente significa “caminho do cavaleiro militar”, era um código de honra dos samurais , guerreiros da guarda do imperador. Este código mais tarde tornou se nas artes marciais os pilares da hierarquia e disciplina entre os mestres e discípulos. Não é um código escrito, são preceitos de cavalheirismo, princípios morais que os cavalheiros deveriam cultuar e praticar. É uma lei transmitida por mestres a discípulos através da palavra com muita sabedoria e adequada a cultura dos povos. O Bushido teve suas raízes no zen budismo, que eqüivale ao esforço humano para elevar-se através da meditação à compreensão do universo além dos limites das palavras ou escrituras. Juntamente com este aspecto esotérico eram cultuada a lealdade ao superior e veneração à memória dos antepassados e o respeito aos mais velhos. Destes princípios vem a cultuarão do vazio do coração simbolizado por um espelho, onde os guerreiros observavam sua própria imagem procurando conhecer a si próprio. Etapa que seria superada na busca do encontro com as verdades universais que extrapolam a parte física. O Zen budismo foi praticado por Bodhidarma, que é considerado o precursor do Karate, ele é o terceiro filho de um rei Brahman da Índia, das terras ocidentais . Era um homem de grande inteligência, praticou a contemplação e a tranqüilização, aprendeu técnicas de lutas em diversos países. O indiano Bodhidarma seguiu para a China onde ensinou os caminhos espirituais, e não deixou nada escritos . Os seus ensinamentos permaneceram através da palavra. Somente seis séculos depois que os ensinamentos deste Mestre passaram a serem escritos por seus seguidores. O Zen budismo influenciou o Bushido japonês e os exercícios físicos criados por Bodhidarma para melhorar as condições físicas dos monges chineses Shaolins, baseados nos animais tiveram grandes influências nas lutas orientais e posteriormente nas ocidentais.

A Arte Marcial possibilita o homem buscar a sabedoria, a evolução e seu auto conhecimento. Para o praticante a paz interna encontrada, uma vez superada o aspecto físico, passa a ser motivos de reflexão e muita meditação. O equilíbrio é reforçado através de exercícios padronizados e utilizados com muitas repetições que levam a fortalecer o corpo, não mais com fins bélicos, mas para sustentar a energia necessária da meditação.

À medida que vai adquirindo-se o conhecimento de si próprio as possibilidades de conhecer o próximo torna-se cristalino aos sentidos do praticante. E ao deixar o temor mesmo nos momentos mais adversos, consegue-se a calma total e ,domínio de si mesmo que constitui a meta final da Arte Marcial

A Arte Marcial tornou-se o caminho na busca da própria essência ou caminho da iluminação. É um esforço humano que excedem os limites das palavras. Pois através da meditação compreende-se o absoluto e eleva-se acima das razões humanas. E para o praticante a hora de viver ou a hora de morrer é apenas um momento de tranqüilidade e serenidade.





1.1 FILOSOFIA DA ARTE MARCIAL



A arte se revela no entendimento interior da essência das coisas e da formas á relação do homem com a natureza do absoluto.



O objetivo da arte é projetar uma visão interior para o mundo; declarar em uma criação estética, o espírito mais intimo, e as experiências pessoais de um ser humano. É permitir que essas experiências sejam inteligíveis e geralmente reconhecidas da estrutura total de um mundo ideal.Esvazie seu copo para que possa tornar se cheio. Torne se vazio para ganhar a totalidade.



A expressão da Arte marcial é uma exibição do artista, com sua beleza, educação e compostura. Por trás de todos os movimentos, a musica esta sua disciplina intelectual, seu equilíbrio emocional e sua força física.



A arte marcial é uma expressão da vida e transcende o tempo e o espaço, devemos empregar nossa própria essência através da arte para oferecer uma nova forma e um novo significado para a natureza humana ou para o mundo.



A arte se revela no entendimento interior da essência das coisas e da formas á relação do homem com a natureza do absoluto. O objetivo da arte é projetar uma visão interior para o mundo; declarar, em uma criação estética, o espírito mais intimo e as experiências pessoais de um ser humano. É permitir que essas experiências sejam inteligíveis e geralmente reconhecidas da estrutura total de um mundo ideal.



O artista marcial acima de tudo deve cultivar a compaixão, na busca de um mundo fértil para a paz e proteger todas as formas de vida. Remova toda sujeira que tenha acumulado e revele a realidade em sua essência, em sua equidade ou em sua nudez, na busca do equilíbrio.



A verdadeira realidade é a essência do pensamento, e o pensamento é a função da verdadeira,

A arte marcial consiste em instalar uma nova vida na força vital original do todo, a qual dá nascimento a todas as coisas. A harmonia, amor e cortesia são essenciais como fundamento desta nova ordem na vida de cada um praticante.



A arte marcial leva a um processo artístico de ensino aprendizagem, ela penetra em um mundo mais profundo da essência do ser humano, no qual todas a formas de coisas vividas, apreendidas no conhecimento, a percepção do meio em que esta inserido e suas circunstancias, fluem juntas, e onde a harmonia da alma e do tudo e todo possui seu resultado na realidade concreta de vitórias,



Artistas com grande habilidade, não significa perfeição artística. Ela representa um meio continuo ou um reflexo de algum passo no densevolvimento psíquico, cuja perfeição deve ser encontrada não somente no seu aspecto e no formato, mas deve irradiar da alma humana do artista.



A Arte Marcial é o caminho para o absoluto e para a essência humana.O objetivo é abertura de todas as capacidades humanas , pensamento, sentimento, vontade, ação e reação para o ritmo da natureza interna e externa; assim haverá integração do homem e seu meio ambiente em um ecossistema perfeito.



A Arte da Vitória é arte marcial levando a uma paz espiritual, como luz ao alvorecer, o artista usa sua atividade diária para tornar se um vencedor na vida e, então, vivenciar a arte da vitória, equilibrando suas emoções, com sua força física , como mestres da vida, é na essência do espírito.



Na arte marcial a criação do artista é processo interno a Arte da Vitória sobre seu intelecto, suas emoções e seu físico, todos os movimentos, todas as respirações significam um passo no caminho para beleza da alma.



A arte marcial demanda domínio completo das emoções e das técnicas desenvolvidas pela repetição e depois por sua reflexão nas emoções. A expressão da Arte Marcial sem emoção , são movimentos vazios, são como palavras vazias; não tem sentido.



A arte marcial nos leva ao caminho da consciência da vida como processo, uma atividade universal com constante mudança, nada permanece o mesmo, mudando a cada segundo, vivenciado uma única vez. A noite transforma em dia, o alimento colhido na terra, alimenta o comensal que por sua vez entra em uma cadeia alimentar que encerra se no final na terra, origem e fim da transformação, que faz parte de outro ciclo universal macro e micro da vida.

A arte marcial vista com discernimento da racionalidade nos leva ver os extremos, como verdade, por vez acha se que um campeão, ou faixa preta, ou mestre, ou arbitro sob os louros da vitória é o resultado, mas são etapas do caminho, separações e divisões de um todo segmentado no qual opostos estão em conflitos, no momento que toma se consciências da unicidade, que a felicidade e desventura, amor e ódio, moralidade e imoralidade só tem significado em relatividade uns com os outros, e tem sentido somente para quem o vivencia , percebe se os opostos surgem como unidade da metamorfose da vida.



A consciência de unidade onde ar que respiramos, a água que tomamos, o alimento que nos alimenta, são fruto único transformado em metaforize constante da vida, observados que é difícil crer que uma lagarta, é o casulo que é a borboleta, mas em si um mesmo ser tão diferente na sua metamorfose, assim é o caminho da arte marcial que nos leva a esta consciência do único.



As artes marciais ensinam o amor e proteção a todas as coisas como essência sem preconceitos e abraça igualmente toda a criação.



A consciência do ecossistema e biodiversidade , são fundamentos para busca da harmonia e respeito a vida ensinado nas artes marciais.



O caminho da arte marcial é um caminho intuitivo, não existe leis escritas nem doutrinas rigorosas, há necessidade de consciência do certo e errado, para buscar a harmonia e o respeito pela vida.



As filosofias da arte marciais não são estudadas somente pela intelectualidade, mas como integração do intelecto,da emoção, e da força física integrada ao estilo de vida e aplicadas naturalmente ao cotidiano.



O caminho da arte marcial tem diferentes escolas mas todas levam a verdade única.



Se esquecermos a gratidão nossas vidas nada valem, se esquecemos o processo vital do universo, nada pode nos proteger, a técnica marcial nos possibilita, o equilíbrio emocional pautado em vitórias e superação das derrotas, conquistando um vida pela devoção a seus princípios, de conhecimento do certo e do errado e o constante treinamento pessoal na busca da Se esquecemos a gratidão nossas vidas nada valem, se esquecemos o processo vital do universo, nada pode nos proteger, a técnica marcial nos possibilita, o equilíbrio emocional pautado em vitórias e superação das derrotas, conquistando um vida pela devoção a seus princípios, de conhecimento do certo e do errado e o constante treinamento pessoal na busca da educação e aperfeiçoamento constante na sociedade.



A reverencia e a compreensão de Deus como principio criador universal sem nenhuma referencia sobre religiões seitas ou crendices , há que ter uma clareza espiritual que ultrapasse a nossa compreensão comum do mundo, como benção de ter a possibilidade de vive neste universo.



A arte marcial é diversidade são centenas de escolas de causa e efeito, o equilíbrio opera com vistas a manter a qualidade de vida para todos, a essência esta na diversidade cada escola com sua função indispensável, todos compartilham responsabilidades diferentes, trata-se de um sistema de alternância entre o equilíbrio e desequilíbrio que nada escapa na biosfera, a busca da harmonia e todo é alcançada pelos diversos caminhos sem a necessidade de unicidade pois muitos são os caminhos que chegam a um mesmo fim, a paz e harmonia do praticante. A terra é um organismo vivo, com todo o seu ecossistema e biosfera e a vida tal conhecemos constitui parcela de seu processo . Atos de criação e destruição , vida e morte continuam invisiveis para a relativa insensibilidade da percepção humana, as veze ignorados na sua plenitude, toda imprensão, toda ideia flui através do ego distorcido individual e arte marcial ameniza e encaminha o ser para um caminho reto de seu auto conhecimento.



A arte marcial é dado a poucos o caminho da sabedoria, pois ouvireis e não compreendereis; vereis e não percebereis, assim é o ensino e seus segredos.caminho áspero, marcado pelo trabalho, pelo suor e pelas dores reais, pois o conflito tem que ser experimentado e compreendido. A experiência física é exigente e frustrante, onde através da luta é subjugado o ego através da derrota e da vitória, entretanto,é também um caminho animado pela intensidade do desafio, pois este é o caminho da evolução espiritual.



O estudo das artes marciais, são fundamentos da criação deste universo, e os principios do fogo, da agua, do ar, da terra, forças que criaram o fluxo d energia da natureza, e o movimento das galaxias. Tudo isto faz a estrutura universal como forças da vida, reação nuclear, eletromagneticas, gravidade, um ecossistema num ciclo de vida, experimental atraves da pratica da arte.



Aproximar se de Deus, é transpor o abismo,derrubar oposiçoes entre nos e as nossas circunstancias, o que nos levara a percepção da unicidade da vida e o todo, este é um caminho da Arte Marcial.



A arte marcial nos leva a experiencia do conflito, o que não é bom nem mau, é apenas o oposto da harmonia,é um degrau para a criatividade e harmonia.



A arte marcial nos leva através do suor, da dor, das dificuldades, do trabalho e treinamento constante á consciência de nossos limites físicos, da nossa força, da nossa participação no todo, que não estamos sozinhos em lugar algum e não estamos com tudo somente por estar rodeados de muita gente, mas que nossa existência é transformadora conectada a tudo e a toda vida existente e, como tal deve ser respeitada e admirada e sentida na sua essência .



A arte marcial nos leva a adversidade não é bom nem ruim, são apenas vivencia de opostos que nos leva a desafiar nossos conceitos aparando as arestas negativas ou positivas de nossas atitudes, não nos leva a ser ícones, também não nos leva a ser paria, apenas é o caminho de tensão e pressão de treinamentos com aperfeiçoamento constante e a descoberta de nossos limites levando nos ao criador.



A arte marcial consiste em constante treinamento, continuidade, a essência não esta na força ou na flexibilidade, nas vitórias ou derrotas, em ser ou não ser algo, mas na continuidade de um processo transformador, conscientizando diante dos conflitos na busca da harmonia.





2) DATAS HISTÓRICAS DO KARATE-DO



INDIA - Há 1500 anos atrás o monge Bodhidharma, mestre do zen budismo e da arte de defesa sem armas, transmite seus ensinamentos na China.

CHINA - Em 1621, foi encontrado o livro Bou-Ghen-Gui, que se refere a técnicas de luta sem armas no Templo Shao-Lin (Sho-rin-Ji)

JAPÃO - Em 1644, foi encontrado um livro semelhante ao Bou-Guen-Gui, com técnicas do Jiu-Jitsu do Estilo Takeuchi(1532). E Na ilha central praticava se principalmente a arte do manejo de armas de Kendo a esgrima( lança , arco e flecha)

ILHA RYUKYU OU OKINAWA- Em 1429, manteve intercâmbio cultural com a China.

Em 1329, a dinastia Ming foi derrubada e os chineses refugiados se fixaram na ilha de Ryukyu , cuja cultura influenciaram fortemente. Sua técnica de defesa se caracterizava pelo uso das mãos abertas e tinha, como prioridade, a saúde.

Em 1450, o rei de Ryukyu, Shôhashi, proibiu o porte de armas; desenvolveu – se então a técnica de defesa sem armas, ficando evidente a eficiência dos golpes de mão fechada, o “ punho” e do uso do instrumento chamado “ makiwara”. Essas técnicas desenvolveram – se muito nessa época.

Em 1609, os samurais da província Satsuma dominaram a ilha Ryukyu e proibiram, pela segunda vez o porte de armas. Isso influiu definitivamente no desenvolvimento da técnica de luta sem armas, o que era feito as ocultas.



Em 1905, o Karate foi introduzido como matéria de educação física para estudantes do 2º Grau. O professor Anko Itosu ( 1832 a 1916 ), criou um método educacional de Karate com base no Kata simplificado, chamado Heian ou Pinan ( paz e harmonia ), para alunos de 1ª a 5ª séries. A mesma época marcou o início das atividades de Karate do Prof. Guichin Funakoshi, que são da linha da escola de Shuri – Tê. Nessa fase, desenvolveu - se outra linha antagônica,

chamada Naha – Te, representadas pelo Prof. Higashi – Onna ( 1853 a 1915) e pelo Prof. T. Miyagui ( 1888 a 1953 ) e foi destaque da escola Goju – Ryu.

1916 – O Prof. Gichin Funakoshi introduziu oficialmente o Karate na ex-capital japonesa, Kyoto, na sede do Butoku – den ( Centro de Artes Marciais).

1922 – O Prof. Gichin Funakoshi , apresenta o Karate na atual capital, Tóquio, a convite do Ministério da Educação. No mesmo ano, em Kyoto, houve o episódio de luta duelo entre tipos diferentes de luta. Venceu o Prof. Motobu, então com 52 anos. O efeito foi amplamente noticiado pela imprensa e serviu para divulgar a eficiência e técnica do Karate.

1924 – O Prof. Funakoshi introduziu o Karate, na Universidade Keio; hoje é praticada em todas as faculdades japonesas.

1932 – A massificação do Karate levou à confusão sobre o nome que deveria ser adotado oficialmente. O Prof. Funakoshi publicou então um livro, que influiu para que se adotasse oficialmente o nome atual. Kara ( vazio ) e Te ( mão ) definiram o nome Karate – Do, e esse fato é marco histórico do Karatê –Do moderno.

1935 – Publica – se o primeiro livro em que se usa a palavra “ Kara”. Contém técnicas de Budô, defesa pessoal com as mãos vazias e se ensina a esvaziar a mente de pensamentos egocêntricos.

1945 – Termina a 2ª Guerra Mundial fica proibida a prática de todas as Artes Marciais no Japão.

1946 – Retorna a prática das Artes Marciais com a denominação de Kakugui ( técnicas de luta ).

1956 – Realiza – se o 1º Campeonato Oficial de Karate – Do ( regras de sem contato ) e de Kata.

1970 – Realiza – se o 1º Campeonato Internacional, em Tóquio, com a participação de 33 países.

1987- O Ministério da Educação do Japão recuperou o nome Budo para todas as modalidades de lutas oficiais.




Gichin Funakoshi

3.) GICHIN FUNAKOSHI (1868 – 1957) teve diversas publicações sobre a sua vida mas estou descrevendo aqui a sua auto biografia pesquisada no livro KARATE-DO MY WAY OF LIFE.

Esta obra foi escrita pouco antes de sua morte aos noventa anos, a obra descreve em detalhes sucintos a vida do Mestre – sua infância e juventude em Okinawa, sua luta para aperfeiçoar o Karatê, suas orientações para longevidade e revela sua personalidade única, seu modo de ver a si mesmo , a seu mundo e a sua arte. O mestre Gichin Funakoshi nasceu em 1868 no distrito de Yamakawacho na capital real de Okinawa Shuri, mas falsificou sua documentação para 1870, por querer cursar a escola de medicina e, segundo as leis da época havia a determinação que somente os nascidos em 1870 poderiam ingressar nesta escola. Porém o mestre não ingressou na escola de medicina porque usava um estilo de cabelo masculino (birote) que era tradicional na sociedade okinauana e este recusou-se a corta-lo em respeito a seu pai. O que anos mais tarde achou isto uma atitude insignificante e cortou-o adotando a modernidade de sua época para ocupar funções no magistério primário, na época recebeu uma grande reprovação de seu pai; morreu aos noventa anos em 1957,Tóquio, Japão.O mestre Gichin Funakoshi aprendeu o Karatê-Do com o mestre Yasutsune Azato, pertencente a uma das classes superiores de famílias shizoku em Okinawa. Homem erudito, brilhante e respeitado. Naquele tempo o Karatê era proibido pelas leis, os treinamentos eram nas madrugadas e os alunos eram terminantemente proibidos de discutirem sobre o assunto. Também aprendeu as técnicas com o amigo do mestre Azato, o mestre Itosu que era também muito hábil e em diversas ocasiões os dois ensinaram-lhe os segredos da arte.

Também aprendeu o Karatê com Mestre Kiuna, que usando a mão sem proteção podia retirar a casca de uma árvore viva em questão de momentos; Mestre Toono de Naha, um dos eruditos mais conhecidos da ilha, Mestre Niigaki e Mestre Matsmura, um dos karatecas mais notáveis segundo Funakoshi. Os Mestres Azato e Itosu o estimulavam a aprender as diversas técnicas para melhor aperfeiçoamento, não sentiam inveja sempre queriam vê-lo aprender alguma técnica que fosse superior as demais.

Segundo Funakoshi as lendas diziam que o Karatê atual evoluiu através de influencias da luta Kempo e do boxe chinês; e inicialmente era conhecido como Okinawa Te, luta nativa da ilha . Era bastante conhecido como Bushi No Te “a mão do guerreiro”. Quando a Universidade de Keio constitui um grupo de estudo para pesquisa do Karatê ele sugeriu que a arte recebesse o nome de Daí Nippon Kempo Karatê-Do “grande caminho japonês do método de punho e das mãos vazias”, utilizando os caracteres de vazio ao em vez de chinês.

Depois de alterar o nome do Karatê de mãos chinesas para mãos vazias, Funakoshi dedicou-se a outras tarefas de revisão e simplificação de katas para incluí-los nas escolas públicas e alterou os nomes para melhor compreensão.

No ano de 1921 o ministério da educação anunciou que seria realizada uma demonstração de artes marciais japonesas antigas na primavera seguinte em Tóquio; visto que na época o Karatê era pouco conhecido o Mestre preparou-se e foi fazer a demonstração, que impressionou tanto que o Mestre de Judô Jigoro Kano pediu que o Mestre Funakoshi permanecesse em Tóquio e ensinasse a ele algumas técnicas do Karatê. E após este fato o mestre não conseguiu mais parar de ensinar a arte Karatê-Do no Japão. O Mestre Jigoro Kano contribuiu na formação da estrutura didática, que o Mestre Funakoshi daria no Karatê-Do para este ser introduzido nas escolas japonesas. Foi no ano de 1935 que o comitê nacional de patrocinadores de Karatê solicitou fundos suficientes para o primeiro Dojo a ser erguido no Japão. Foi com certo orgulho que, na primavera de 1936, Gichin Funakoshi entrou pela primeira vez no Dojo e viu uma tabuleta com o novo nome do Dojo “SHOTO KAN”, este era o nome que o comitê decidiu adotar. Estava o mestre com 70 anos.

O pseudônimo Shoto, significa literalmente “ondas de pinheiros”, que era o som dos ventos nos galhos dos pinheiros , escolhido por Funakoshi para subscrever os seus poemas, pois isto trazia lembranças de sua infância e juventude. O Dojo Shotokan foi destruído em 1945 na Segunda Grande Guerra Mundial. Ano em que morreu Yoshitaka Funakoshi com tuberculose, aos 50 anos de idade, também faleceu a sua mãe a esposa do Mestre Funakoshi.

A origem do Karatê permanece oculta pelas névoas da lenda, mas pelo menos conhecemos este fato; ele se enraizou e, é amplamente praticado em toda Ásia, entre os povos que professam credos tão distintos como o budismo, o islamismo, o hinduismo, o bramanismo e o taoismo. Também internacionalizou na Europa e nas América e sem sombra de dúvidas um dos grandes homens da história que deu a sua contribuição.





Sensei Sagara e Mestre Marley Mendonça



SHOTO: Pseudónimo do Mestre Gichin Funakoshi

KAI: Associação, União

"O Shotokai, mantém-se na tradição do Karaté do Mestre Gichin Funakoshi.

Foi fundado em 1956 pelos Mestres Gichin Funakoshi, Egami, Noguchi, Hironishi e muitos outros. O nome dado à organização foi NIHON KARATÉ-DO SHOTOKAI, sendo o Mestre Funakoshi seu presidente até à sua morte.

O objectivo da criação do Shotokai, foi preservar o verdadeiro espírito do Karaté-Do no momento em que se iniciava a sua divulgação com outros sentidos.

Após a morte do Mestre Funakoshi, ficam à frente do Shotokai, como presidente, o Mestre Genshin Hironishi e como Instrutor Chefe o Mestre Shigeru Egami (1906-1981), discípulo directo do Mestre Funakoshi desde 1930.

O Dojo do Mestre Funakoshi - O Shotokan - é actualmente e depois de reconstruído a Sede do Shotokai.

Este estilo, desenvolvido em Tóquio, caracteriza-se pela ausência da competição, por uma forma de trabalho fluída, centrada na naturalidade e dando como especial relevo os aspectos mentais. O conceito básico é que o corpo deve estar descontraído, os movimentos devem ser suaves e a energia deve centra-se num ponto.

Posições características: Fudo-Dachi, Zenkutsu-Dachi, Kiba-Dachi e Kokutso-Dachi."





3.1.HISTORIA DO SHOTOKAY\SHOTOKAN\SHOTORYU



• Em 1935, Shotokai é informalmente organizado (Associação Shoto, sendo Shoto o pseudónimo de O-sensei), para organizar fundos para construir um Bombo Dojo (Quartel General de Treinos) para o mestre.



• Em 1936 ele estabelece formalmente o nome "Karate-do", como o nome da sua arte. Depois disto, ainda no mesmo ano, todos os mestres de Okinawa reúnem-se aceitam estadesignação. Em 1936, o Shotokan Dojo é inaugurado quartel, para o mestre Gichin Funakoshi.



• Em 1949, Isao Obata, estabelece o Nihon Karate Kyokai, como meio de ajudar o mestre Funakoshi no desenvolvimento do Karate-do. Sendo no início a ideia da Associação incluir todos os grupos, isto não aconteceu. Nem todos os estudantes de Gichin Funakoshi quiseram fazer parte, por exemplo: Shigueru Egami eGenshin Hironishi.



• No final dos anos 40, início de 50, uma forte fricção surge no NKK devido à comercialização do Karate-do. Os grandes mestres cortam relações com a NKK, que finalmente acaba nas mãos da Universidade Takushoku.



• Em 1951, as reuniões Shotokai assim como a associação, formaliza a sua existência como associação em 1956. Fundadores: Gichin Funakoshi, Shigueru Egami e Genshin Hironishi.O objectivo era preservaroverdadeiroKarate-do.



• Abril de 1957: o mestre Gichin Funakoshi morre. Shotokai organiza o funeral . A família de Gichin Funakoshi entrega a Shotokai a herança dos documentos O-senseis, os nomes Shotokan e Shotokai e o símbolo (0 tigre), como eram seus desejos. Shigueru Egami partilha a responsabilidade de dizer Shotokai

• .Em 1981, o mestre Shigueru Egami morre. Genshin Hironishi continua a dirigir Shotokai juntamente com os seus antigos alunos.


Shoto era o pseudónimo que Funakoshi Gichin O-Sensei usava para assinar os seus poemas.Amante das coisas simples e naturais, maravilhava-se, na sua juventude, com o ondular dos pinheiros batidos pelo vento marítimo nas vertentes dos montes onde se erguia o castelo de Shuri. Foi essa imagem da sua ilha natal de Okinawa que lhe inspirou o pseudónimo Shoto, o qual pode ser traduzido literalmente como "o pinheiro e o mar” e mais poeticamente como o "ondular dos pinheiros".




Em 1938 no dia em que, pela primeira vez depois das obras de construçãoestarem completamente prontas, o Mestre franqueou o portão de entrada,

virou-se para a direita para contemplar o belíssimo dojo e deparou-se uma inscrição escrita em caracteres brancos numa placa colocada

sobre o alpendre de entrada - Shotokan.

Essa expressão pode ser traduzida de uma forma simples por “Casa Shoto”, mas é provável que o sentir dos alunos na altura exigisse uma tradução mais formal – “o Paço de Shoto”. Na sua localização original, o Shotokan situava-se no bairro de Toshima, em Tóquio, um pouco a Norte da célebre Universidade de Waseda. Tendo sido o primeiro dojo primeiro dojo a ser erigido para a prática do Karate no Japão e pertencendo ao homem que 16 anos antes, em 1922, introduzira a sua prática na ilha central do Japão, compreende-se que se tenha tornado praticamente um local de culto para todos os karateca’s dessa época e das gerações seguintes.

O comité originalmente criado em 1935 para a recolha de fundos para a construção do dojo, que geriu depois a construção da obra, iniciada em 1936 e que, em Julho de 1939, promoveu a sua inauguração formal perante as mais altas autoridades da época, passou a ser conhecido por Shotokai – expressão que pode ser traduzida simplesmente por “Associação (de amigos) de Shoto” Esta associação era composta pelos alunos mais antigos de Funakoshi O-Sensei – com destaque para o seu terceiro filho Funakoshi Yoshitaka, Saigo Kichinosuke, Obata Isao, Egami Shigeru e Hironishi Genshin.

No dia 10 de Março de 1945, ocorreu o mais intenso bombardeamento de Tóquio pelas tropas aliadas. O Shotokan e a residência de Funakoshi O-Sensei foram completamente destruídos. Poucos meses depois, em 24 de Novembro de 1945 realizava-se o funeral de Yoshitaka Funakoshi Sensei: com apenas 39 anos de idade, que acabaria por sucumbir não só à doença respiratória que há muitos anos o perseguia mas, também, à tremenda dor que a destruição da obra de seu pai lhe provocara.

Desde 1934 [3] que Yoshitaka Funakoshi Sensei vinha desenvolvendo, um trabalho verdadeiramente excepcional no domínio do desenvolvimento da arte que o seu pai lhe ensinara. O jovem Gigo [4], consciente de que a tuberculose não lhe permitiria uma vida longa, empenhara-se de alma e coração no desenvolvimento da arte que aprendera de seu pai:


A origem, as palavras “Shotokan” e “Shotokai” eram praticamente sinónimas, referindo-se uma ao local e outra à organização. De fato, a distinção entre os termos Shotokai e Shotokan aconteceu após a morte de Funakoshi O-Sensei. A linhagem favorável a competição , tornou se muito popular a nível mundial com a designação de Shotokan.

• No Kihon (fundamentos ou técnica de base) não só transformou todas as posições originais, baixando o centro de gravidade e aumentando a fluidez e a amplitude, como introduziu novas posições de base adoptando ainda pontapés desconhecidos (ou esquecidos) do Okinawa-te.

• Nos Kata’s (formas de base) efectuou, encorajado por seu pai, visitas a vários Mestres de Okinawa recolhendo variantes de Katas conhecidos e outros virtualmente desconhecidos.

• Finalmente, na área do Kumite (combate) introduziu métodos novos de combate, que logo captaram o entusiasmo dos praticantes mais jovens, com destaque para o jiyu-ippon kumite e o jiyu-kumite.

Mais ou menos espontaneamente surgiram os chamados “kokangeiko” treinos de intercâmbio universitário que começavam como sessões de jiyu-kumite nos ginásios de karate das universidades e que, muito frequentemente acabavam no hospital local.

O-Sensei e os seus mais diretos seguidores – designados pelos estudantes por como grupo Shotokai – criticavam e desencorajavam liminarmente estas manifestações, devido os acidentes que provocavam, nisso todos estavam de acordo, em nada contribuíam para dignificar a imagem pública do Karate-do.

Tal estado de coisas levou O-Sensei Funakoshi a proibir, a partir de 1940, a prática de jiyu-kumite por verificar que, em parte devido ao fervor nacionalista e também pelo desejo de competição, essa prática induzia a um espírito de violência contrário à essência do Budo.

Os militares americanos começaram a organizar demonstrações e cursos de Karate-do, Judo e Aikido para a força-aérea americana. Dessa cooperação, que teve o seu apogeu entre 1948 e 1953, nasceria não só um genuíno interesse nas artes marciais japonesas por parte dos militares americanos, mas também uma grande curiosidade e admiração pelas metodologias pedagógicas e teorias de treino desportivo ocidentais por parte de alguns karateca’s japoneses.

Nakayama Masatoshi Sensei foi um dos karateca’s que melhor corporizou o espírito da época. Descendente de uma família de samurais, formara-se pela universidade de Takushoku, onde aprendera modernas técnicas de negócios e gestão comercial e completara os seus estudos na China. Quando Funakoshi O-Sensei e os Mestres da Shotokai decidiram fundar em Maio de 1949 a “Nihon Karate Kyokai”(NKK), chamando uma vez mais o prestigiado Saigo Kichinosuke para a presidência da organização, numa derradeira tentativa para reunir o Karate sob a égide de uma única entidade,

Nakayama Sensei foi um dos homens escolhidos para a organização operacional da Associação, juntamente com Kimio Itoh Sensei e Nishiyama Hidetaka Sensei.

Em Agosto de 1956 completara um conjunto de regras de competição destinadas a permitir a competição desportiva de Karate, sem por em causa a integridade física dos competidores. À medida que os Dojo’s afectos à organização se expandiam junto do grande público, o nome oficial da NKK ficava associado aos Mestres do Shotokan.

A 26 de Abril de 1957 morre Funakoshi Gichin O-Sensei. quando do funeral de Gichin Funakoshi O-Sensei, a família Funakoshi atribuiu à Nihon Karate-do Shotokai a responsabilidade da organização das cerimónias fúnebres; a Shotokai foi criada em 1935 pelos alunos mais antigos e prestigiados de Funakoshi O-Sensei para a construção do Dojo Shotokan; em 1956, após a publicação das regras de competição pela NKK, Gichin Funakoshi e esses mesmos alunos formalizam, notarialmente, a Nihon Karate-do Shotokai, com vista à defesa dos valores essenciais do Karate-do a Nihon Karate-do Shotokai é a proprietária do Dojo Shotokan, posteriormente reconstruído em Shibaura, Tóquio.

A Shotokai é uma organização que defende o Karate-do como um todo, unificadamente, como um caminho de vida, tal como o fundador dessa organização sempre defendeu. Essa organização pretende que o Karate seja visto, unificadamente, como qualquer uma das restantes artes do Budo.

Nesse sentido, a forma de prática mais antiga, com ataques e defesas mais “curtas” e posições mais “altas”, na tradição mais directa do Okinawa-te, é ainda praticada hoje por alguns membros da Nihon Karate-do Shotokai, geralmente com idade mais avançada. A forma mais “ampla” e uma maior variedade de pontapés e tipos de Kumite é praticada hoje também por muitos membros. E a forma “fluida” e “baixa” com uma componente elevada de “nage” e “ukemi” (projecções e quedas) é também praticada no seio da Nihon Karate-do Shotokai.

Quando Nakayama Sensei começou a defender o Karate desportivo o Mestre Funakoshi não o expulsou e, após a morte de Funakoshi O-Sensei a Nihon Karate Kyokai (Japan Karate Association) passou a promover a competição; em Junho de 1957, escassos dois meses após o funeral, essa organização realiza, no maior espaço coberto japonês para a prática desportiva - o Ginásio Metropolitano de Tóquio - o primeiro All Japan Karate-do Championship Tournament, trata-se da primeira competição pública de Karate no Japão; a Nihon Karate-do Shotokai continuou a promove o “keiko” (treino/prática) conforme era desejo de O-Sensei, ou seja como uma das disciplinas do Budo.

Em 1992 Prof Dr Marley Mendonça registrou a linhagem do KARATE SHOTORYU  a luta com busca nocaute do adversario.


4.DOJO KUN


HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO

Esforçar-se para formação do caráter

HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO

Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão

HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO

Criar o intuito de esforço

HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO

Respeitar acima de tudo

HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO

Conter o espírito de agressão



4.1. Niju Kun



NIJU KUN SÃO OS VINTES ENSINAMENTOS DO MESTRE

GICHIN FUNAKOSHI:


HITOTSU - KARATEDO WA REI NI HAJIMARI REI NI OWAR

KOTO WO WASURUNA

(1) Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação.



HITOTSU - KARATE NI SENTE NASHI

(2) No Karate não existe atitude ofensiva.

HITOTSU - KARATE WA GI NO TASUKE HITOTSU - MAZU JIKO WO SHIRE SHIKOSHITE TAO WO SHIRE

(3) O Karate é um assistente da justiça. (4) Conheça a si próprio antes de julgar os outros.

HITOTSU - MAZU JIKO WO SHIRE SHIKOSHITE TAO WO SHIRE

(4) Conheça a si próprio antes de julgar os outros.

HITOTSU - GIJUTSU YORI SHINJUTSU

(5) O espírito é mais importante do que a técnica.

HITOTSU - KOKORO WA HANATAN WO YOSU

(6) Evitar o descontrole do equilíbrio mental.


HITOTSU - WAZAWAI WA GETAI NI SHOZU

(7) Os infortúnios são causados pela negligência.



HITOTSU - DOJO NO MI NO KARATE TO OMOUNA

(8) O Karate não se limita apenas à academia.



HITOTSU - KARATE NO SHUGYO WA ISSHO DE ARU

(9) O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida.


HITOTSU - ARAI YURU MONO WO KARATEKA SEYO SOKO NI MYOMI ARI

(10) O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana.



HITOTSU - KARATE WA YU NO GOTOSHI TAEZU NETSUDO WO ATAEZAREBA MOTO NO MIZU NI KAERU

(11) O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria.



HITOTSU - KATSU KANGAE WA MOTSUNA MAKENU KANGAE WA HITSUYO

(12) Não pense em vencer, pense em não ser vencido.



HITOTSU - TEKI NI YOTTE TENKA SEYO

(13) Mude de atitude conforme o adversário.



HITOTSU - TATAKAI WA KYOJITSU NO SOJU IKAN NI ARI

(14) A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU).



HITOTSU - HITO NO TEASHI WO KEN TO OMOU

(15) Imagine que os membros de seus adversários são como espadas.



HITOTSU - DANSHIMON WO IZUREBA HYAKUMAN NO TEKI ARI

(16) Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários.



HITOTSU - KAMAE WA SHOSHINSHA NI ATO WA SHIZENTAI

(17) No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais.



HITOTSU - KATA WA TADASHIKU JISSEN WA BETSUMONO

(18) A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente.



HITOTSU - CHIKARA NO KYOJAKU KARADA NO KANKYU WAZA NO SHINSHUKU WO WASURUNA

(19) Não se esqueça de aplicar corretamente: (1) alta e baixa intensidade de força; (2) expansão e contração corporal; (3) técnicas lentas e rápidas.



HITOTSU - TSUNE NI SHINEN KUFU SEYO

(20) Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempr

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