MARLEY MENDONÇA ALVES

quinta-feira, 29 de julho de 2010

KUMITE KARATE SHOTORYU MARLEY MENDONÇA

 KUMITE

• DEFINIÇÃO: O Kumite é o combate entre adversário, aspecto este que tem o desenvolvimento das técnicas de fundamentos ofensivos e defensivos com controle e deslocamento do corpo. O kumite tem o objetivo de vencer o adversario pode ser por nocaute ou shiai por pontos.



• KUMITE:

Combate / treinamento com o adversário.



A. EXPLICAÇÃO DOS PONTOS CHAVES DEVEM INCLUIR:



1. Operação correta / movimento de cada técnica.

2. MAAI ( distância efetiva ).

3. Oportunidade de tempo e distância de ataque e defesa.

4. Tática e Estratégia.

5. KI ( Forte Energia Mental ).

6. Cordialidade no Dojo/ Atitude de Respeito.



B. ETAPA DE TREINAMENTO



1. ETAPA DE PREPARAÇÃO

A) Estudar técnicas básicas ofensivas e defensivas.

B) Enfatizar controle ( sem contato com Kime ).

C) Estudar deslocamentos básicos.



• PRINCIPIANTES



Enfatiza-se os ataques e bloqueios defensivos e ofensivos, como o KIHON , SANBOM ( Ataque de três passos com adversário ).



• PRINCIPIANTES E INTERMEDIÁRIOS:

Desenvolve – se as técnicas com o adversário imóvel, enfatizando-se o tempo de reação de bloqueio e contra-ataque iniciando o trabalho sobre a distância do adversário através de movimentos do JIU– IPPON.

• Desenvolve técnicas básicas e entendimento do Maai com um ataque de técnica básica.

Ex: Jiu–Ippon Kumite (Ataque de Técnica Básica com um Adversário ).



• INTERMEDIÁRIOS E AVANÇADOS:

Movimentos ofensivos e defensivos ante a um adversário com movimentos e utilizando bloqueios. Movimento do corpo e contra – ataques. Desenvolve o tempo. ( JIU KUMITE E SHIAI KUMITE)

Ex: Treinamento semi – livre com o adversário.

• AVANÇADO:

Concentra no treinamento com adversário incorporando o estudo de todas técnicas, Maai, tempo e distância.

Ex: Jiyu Kumite ( combate livre ) e shiai kumite (combate esportivo).

• SHIAI KUMITE: LUTA POR PONTO



1) TÉCNICAS DE COMPETIÇÃO



A) Tática – É o movimento inteligente utilizado pelo lutador de forma natural.



• Durante o tempo de luta ocorrem várias situações, que exigem do lutador uma capacidade de decisão de ação e reação em um mínimo período de tempo que refletem um trabalho estruturado, planejado e desenvolvido.



• O movimento inteligente está ligado a capacidade de raciocínio do indivíduo, devendo ser prático, criativo e livre, capaz de responder as exigências das diferentes situações do Shiai – Kumite.



B) PARA QUE SERVE A TÁTICA?



• A tática serve para ordenar, desenvolver e criar esquemas de planejamento sólidos e coerentes de acordo com os fatores que determinam o comportamento do lutador ( atleta ).

• A tática tanto na luta quanto na equipe servem para apresentar melhores resultados adequados aos regulamentos e arbitragem que o técnico tem em suas mãos.



• Cada indivíduo tem sua forma de ser e fazer suas coisas, sua forma de crescer e compreender; e consequentemente de evoluir, estagnar ou regredir. Em outras palavras o treinador deve Ter um profundo conhecimento sobre seus atletas antes de aplica – lhe a tática de combate.



C) A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS EMOCIONAIS, INTELECTUAIS E TÉCNICOS DO LUTADOR ( ATLETA )



• Os lutadores tem sentimentos, técnicas, pensamentos próprios e o ponto de partida para compreender a sua individualidade. É básico para o técnico a compreensão de toda a dimensão do lutador.



• Caso o técnico não compreenda a estrutura emocional, intelectual e psicotécnica do lutador haverá bloqueios na comunicação entre técnico – atleta e o resultado será prejudicado.







13 TIPOS DE LUTADORES



1) LUTADOR INTELECTUAL



O lutador intelectual não enfrenta abertamente o combata os adversários, utiliza uma série de movimentos para quebrar a concentração do adversário, trabalha na sua área de luta e espera quase sempre o erro do adversário para atacar e ganhar a luta. Tem uma forte inclinação para o trabalho defensivo.

Possui um grande domínio das grandes distâncias e dirige – se pela razão e inteligência.





2) LUTADOR EMOCIONAL



O lutador emocional é ofensivo, gosta de trabalhar no ataque, intimidando o adversário, invadindo a área forjando situações favoráveis até um momento der ataque.

Estes lutadores buscam as distâncias certas, com ataque do corpo, que costuma ganhar em período curto de tempo. São pessoas impulsivas e costumam lutar fortíssimo, e fazem a vontade do coração e conseguem grandes resultados técnicos.



3) LUTADOR FÍSICO



Os lutadores físicos são coordenados, tranqüilos, e polivalentes, quase movimentam – se soltos e naturais frente a qualquer situação que apresenta – se no combate. Trabalham no centro da área de luta onde desenvolvem as sua ações, nas distâncias médias, mas são capazes de lutar a qualquer distância.







































14 CONCLUSÃO



O técnico com conhecimento individual de cada atleta poderá preparar a sua tática de combate formando a sua equipe. E o resultado não pode ser diferente a vitória.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog